quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Acta da Assembleia Geral de 15/12/2007

Para conhecimento de todos os associados segue a minuta da acta da Assembleia Geral escrita pelo Secretário da Mesa, Dr. Fernando Azevedo Mendes, a qual será posta à votação na próxima assembleia:


Associação dos Amigos da Cerca – Soudos

Acta nº2


Aos 15 de Dezembro de 2007, pelas 16 horas reuniram-se em Assembleia Geral, na sede social, os associados da Associação dos Amigos da Cerca – Soudos, sob a presidência do associado Manuel Sirgado Azevedo Mendes, secretariado pelos associados Fernando Sirgado Azevedo Mendes e João Maria Sirgado Azevedo Mendes, membros eleitos da Mesa.
Dando início aos trabalhos, o Sr. Presidente anunciou que, pelos elementos em poder da Mesa, se verificava estarem presentes setenta e um associados com direito a voto, correspondendo a cerca de 67% dos associados nessa situação, pelo que, de acordo com a convocatória oportunamente dirigida a todos os associados, declarou a Assembleia devidamente constituída e aberta a sessão com a seguinte ORDEM DO DIA: 1- Apreciar e votar o PLANO DE ACTIVIDADES e ORÇAMENTO da Direcção e Parecer do Conselho Fiscal;
2 – Deliberar sobre os demais assuntos que forem levantados e considerados de interesse associativo.
Posto à discussão o 1º ponto da ordem do dia, pediu a palavra o Sr. Presidente da Direcção, que começou por recordar o falecimento do associado Pedro M. B. Azevedo Mendes, em memória do qual a associada Maria Cândida S. Mendes Vaz Pinto proferiu breve oração sentidamente acompanhada por todos os presentes. Retomando a palavra, saudou os novos familiares nascidos no decorrer do ano de 2007 , bem como todos os demais associados presentes, concluindo por dirigir um agradecimento especial aos que mais se têm distinguido pelo seu apoio e presença, de entre os quais destacou a Inês M. Beires, a Carminho B. Pimentel, o Rodrigo C. Rego, o Filipe A. M. Costa e o António V. Andrade.
Entrando na Ordem do Dia, aludiu a seguir ao “Relatório Sucinto das Actividades de 2007 (Jan. a Out.) “ e à “Proposta de Programa para 2008”, documentos oportunamente apresentados pela Direcção ao Conselho Fiscal e respectivo Parecer, detendo-se em particular sobre os dois primeiros objectivos deste Programa, a saber:
-Incremento da utilização da Casa Mãe e das Adegas;
-Melhoria das condições de habitabilidade da Casa Mãe.
Posta em discussão esta matéria, pediu a palavra o associado Nuno A. M. Beires, que se congratulou com a prioridade dada pela Direcção aos dois objectivos atrás indicados, aludindo a propósito às falhas de limpeza e abundantes sinais de caruncho com que se deparou aquando da sua utilização da casa em Agosto p.p.. Usaram ainda da palavra, a este respeito, as associadas Bisa Beires bem como a Isabel M. Beires, que levantaram a possibilidade de se levarem a efeito as convenientes operações de expurgo. O assunto foi objecto de troca de impressões, com intervenção em particular do associado/director António A. Mendes (Tó), que se referiu às dificuldades, delongas e custos de tais operações, concluindo o Sr. Presidente por considerar que se trata de matéria de que será difícil a esta Assembleia ocupar-se em pormenor, e lembrando no tocante às simples limpezas da casa, as dificuldades que presentemente se verificam para a sua oportuna realização ao nível do desejado.
Seguiu-se nova troca de impressões, registando-se em particular as intervenções seguintes:
- Do associado Luís A. Mendes, aflorando a ideia de que cada uma das linhas de co-,proprietários, por escolha ou sorteio, venha em princípio a ficar titular/responsável de um dos quartos do 1º andar da Casa-Mãe;
- Do associado/director António Barata, pondo a hipótese de que as limpezas a efectuar pela Associação incidissem essencialmente, sempre que se trate de utilização da casa por reduzido número de associados, sobre o quarto ou quartos que se pretendam utilizar, e referindo ainda a necessidade de todos os associados que utilizarem a casa se dedicarem a trabalhos de limpeza e manutenção da mesma;
- Da associada Mª da Conceição A. M. Mourão, propondo que, vindo a casa a ficar sem a presença regular do associado António A. Mendes (Tó), cada um dos co-proprietários volte de novo, dentro do espírito anterior, a assumir a compromisso de, no mês que lhe caiba, tentar na medida do possível utilizar a casa e colaborar na respectiva manutenção;
- Da associada Rita Velho da Palma, sugerindo a constituição de uma Comissão que tome a seu cargo a regular verificação das necessidades da Casa Mãe, quer em roupas, quer em outros bens e utensílios. Sobre esta matéria, o Sr. Presidente lembrou as deliberações já tomadas anteriormente tendo ainda usado da palavra sobre este assunto os associados Tó e Vera.







A convite do Sr. Presidente e em prosseguimento da Ordem do Dia, o associado Manuel Mourão apresentou em seguida à Assembleia o Orçamento da Direcção para 2008 que foi posto à discussão.
Não querendo ninguém usar da palavra, o Sr. Presidente submeteu à votação da Assembleia os indicados “Plano de Actividades e Orçamento da Direcção para 2008”, e respectivo parecer do Conselho Fiscal (o qual foi lido pela respectiva Presidente Maria José Eiró) vindo tudo a ser aprovado por unanimidade.
Pediu de novo a palavra o associado Manuel Mourão, presidente da direcção, que anunciou a distribuição a cada agregado familiar participante na Assembleia, duma lembrança preparada pela Associação para aquela ocasião, e, por último, pediu licença para dar conta à assembleia dos dois assuntos seguintes:
1º - Na linha do que lhe foi proposto pela associada Clara Vaz Pinto, a Associação propõe-se levar a efeito a digitalização dos livros de receitas da “Mãe Vitória”, bem como a sua subsequente venda em CD pelos associados, demais familiares e amigos nisso interessados;
2º - A pedido da associada Mª da Conceição M. Mourão, sugeriu que fosse repensada a data para a realização da presente assembleia, porventura para data anterior.
Trocadas impressões sobre estes assuntos, registou-se, quanto ao 1º, consenso sobre tudo o que a Associação se propõe, ficando para tanto à guarda desta os livros de receitas em apreço; quanto ao 2º, foram prestados esclarecimentos pelo associado Fernando A. Mendes, Secretário da Mesa, sobre os motivos que presidiram à introdução desta matéria no artº 12 c) e artº 13 b) do Regulamento Interno, e sobre a consequente possibilidade de se proceder à respectiva alteração, posto o que acabou afinal por se firmar consenso no sentido de se manter a realização da presente Assembleia, em princípio na data já aprazada (véspera do 3º Domingo do Advento).
Na linha dos seus precedentes esclarecimentos, o Secretário da Mesa Fernando A. Mendes, referiu-se ainda à hipótese, já levantada na anterior Assembleia, de se proceder a eventual revisão do Regulamento Interno, no sentido de ser facultada aos associados que não compareçam a qualquer Assembleia a possibilidade de se fazerem representar por outro associado.O assunto foi objecto de larga troca de impressões, em que intervieram em particular os associados Nuno Beires, António Barata e Teresa Vaz Pinto, ficando o referido Secretário da Mesa de, face às divergências registadas, estudar o assunto e eventual proposta a apresentar em próxima Assembleia.
Pediram por último a palavra os associados:
- Mª Eduarda S. A. Mendes, que aludiu ao cartão de Boas Festas distribuído pelos “Manos Velhos” em conjunto com a lembrança da Associação;
- Mª José Eiró, que deu conhecimento de que, graças aos donativos reunidos, temos já assegurado o privilégio de, na porta da Cela nº12 do novo Convento do Carmelo de S. José, em Fátima, figurar para sempre uma placa com a indicação de “FAMÍLIA AZEVEDO MENDES”.
Não querendo mais ninguém usar da palavra, o Sr. Presidente, após comovidos agradecimentos e votos de Boas-Festas a todos os presentes, deu a sessão por encerrada. E para constar se lavrou a presente acta, que vai ser assinada pela Mesa.

Sem comentários: