terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Assento de Casamento

Realizado na Cappela dos Carrascos em 1907
Nubentes : Joaquim Mendes da Conceição Santos e Maria Helena Netto de Almeida
Oficiante : Padre Manuel Mendes da Conceição Santos (irmão do noivo e futuro arcebispo)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Correcção

Um leitor do nosso blog alertou-me para o facto de poder haver um erro na datação da foto anterior do terreitro de Santa Marta em Árgea: com efeito o veículo presente na foto parece ser um Opel Astra, modelo de 1991, pelo que a foto já deve ser da década de 90 do século passado e não da década anterior.

sábado, 28 de janeiro de 2017

Argea Terreiro de Santa Marta

Foto tirada nos anos 70 ou 80 do século passado.
Na foto pode ver-se parcialmente a casa dos bisavós José Antunes Sirgado e Teodora.
A grande árvore ainda hoje existe e o arame à volta do tronco servia para pendurar avisos públicos e editais.
Na década de 50 do século passado lembro-me de viajar dos Soudos até Árgea em carruagem de cavalos,  acompanhando a minha Avó Visctória,  para irmos visitar a bisavó Teodora já muito velhinha e acamada. A carruagem estacionava neste terreiro em frente da casa.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Assento do óbito do tetravô Manoel Mendez

Nascido no ludar dos Soudos no século XVIII , antes das invasões francesas.
Pai da Marcos Mendes e  avô de Manoel Marcos Mendes.
Segue a transcrição do assento do óbito:

Soudos
Manoel Mendez
1845

Aos dez dias do mez de Junho de mil e oito centos e quarenta e cinco annoz neste lugar dos Soudoz Freg.a do N. Senhora do Pranto do Paço faleceu da vida prezente com os Sagrados Sacramentoz da Penitencia, Viático e Unção. Manoel Mendez, Casado que foi com Maria Silveria do mesmo lugar o seu corpofoi sepultado na Capela de Santo Antonio do dito lugar dos Soudos em fé do que fiz este assento dia mez e anno ut Supra. 
O cura Manoel Antº Jorge Ferreira



quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Assento de casamento celebrado em 1904

Entre José d'Azevedo Mendes de 26 anos de idade e Mathilde de Jesus Bastos de 57 anos de idade!
Casamento celebrado na Lamaroza. Presidiu à cerimónio o Padre Manuel Mendes da Conceição Santos (primo do noivo e professor no Seminário de Santarém na altura)

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Assento de óbito de José d'Azevedo Mendes (2)


Assento do óbito de José d'Azevedo Mendes

Terceiro filho de Theresa de Jesus Azevedo Mendes e de Manoel  Marcos Mendes, nascido nos Soudos em 1878 e falecido na Lamaroza em Janeiro de 1908 (antes de completar 30 anos).
Era casado com Matilde de Jesus Bastos e não deixou descendência.
Segue o assento de óbito descoberto pelo associado Fancisco Costa :


sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Carta da herdade de Monporcão para Cândido Azevedo Mendes

Em 1942 o genro da falecida dona desta herdade escreve uma carta a Candido Azevedo Mendes
por causa duma dívida da falecida sogra.
Julgo que o apelido deste genro será Tavares, mas gostaria da ajuda de alguém que conseguisse decifrar a assinatura no final da carta.


terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Carta da Candido e Victória para sua filha Teresa

Carta escrita em 11 de Dezembro de 1947

Querida Maria Teresa
O nosso menino aqui está óptimo brincando com botões junto de nós. Anda satisfeitíssimo, brincando com tudo e com todos. Já hoje o levei aos mé més e com o miúdo do pastor já se aproximou delas sem medo pega-lhe ao colo.
No Domingo, digo segunda-feira (1) dei aqui o jantar a todo o meu pessoal; foi um dia de festa para eles, mas para o teu filho deixou de ser festa para ser um dia de sustos. Quando ouviu um foguete fugiu cheio de mêdo, chorando e muito agarrado a todos nós; dizia “teu- mê , teu-mê”, e muito agarrado a nós procurava esconder-se. Já está um pouco mais calmo mas quando ainda houve um foguete, dá ainda um estremeção.
Tenho certa pena dizer-te que o miúdo não quer ir à mamã e ao papá, que quer o avô, mas não tenhas siúmes que ele aí irá ter e mais depressa que tu contas e vai deixar com satisfação tudo isto para ir com o avô à mãezinha.
O rapaz não custa nada a entreter, e com qualquer coisa se distrai. É a nossa grande entretenga, é o miúdo, principalmente à noite que nos distrai a valer. 
A tua avó (2) esteve aqui neste Domingo e na segunda feira até mais tarde; não conseguimos que ela ficasse toda a 2ª feira e jantar connosco nesse dia Santo. Gostou muito de ver o pequeno mas não se entretem com ele. Está muito acabada e velhinha, mas nada a tira das suas quatro paredes. A Mãe tem passadp melhor das suas nevralgias e as manas bem. Na próxima semana aí irei estar convosco uns dias, e o rapaz irá todo sorridente com o Avô. A tua mãe diz não ir nesta altura, visto ter as férias à porta, e a matança do porco. Diz ao Nuno que mande imediatamente a salamandra porque preciso de ver se ela me  serve no armazém do azeite.
      ?  cumprimentos beijo do Manelito
                                                                                           ?                ?                  ?
                                                                                  Candido  Azevedo Mendes
(        (1)    8 de Dezembro – dia santo, eventualmente feriado
(       ( 2)    Teodora de Árgea

Querida Filha
Aqui vae a carta do Pai todo babadinho com o neto. Agora passa as manhãs na varanda do quarto das creadas está lá cheio de Sol com chapéu na cabeça e com tapete no chão lá está a brincar com uma caixa de botões. A rapariga está lá a bordar e ele gosta imenso de lá estar. Só tenho pena que não esteja lá a Conceiçãozinha.
Ela está boazinha? E tu também? O Nuno não está constipado? O Fernandito como vai passando? Penso tanto nele. O que me anima é que estás a dar-lhe as refeições.  Adeus Filha. Beijos nossos e do teu filho.

Tua Mãe                                                 Victória



segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Dinheiro para a compra da casa do Senhor Prior

Relação de donativos para a aquisição da residência do pároco da freguesia do Paço na aldeia dos Soudos. Documento de 1937

domingo, 8 de janeiro de 2017

Novo documento canónico

Curioso documento datado de 15 de Março de 1930 em que o pároco interino do Paço pede autorização ao Patriarca de Lisboa para lavrar o assento de baptismo de Maria Candida, filha de Candido de Azevedo Mendes e de Victoria Sirgado de Azedo Mendes, nascida a 26 de Maio de 1922

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Carlos Azevedo Mendes - politico do Estado Novo

Para quem estiver interessado nesta figura, por muitos considerada a figura politica torrejana mais importante do passado século XX, sugiro a leitura de dois artigos publicados na Revista "Nova Augusta"    números 24 de 2012 e 28 de 2016:



quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Certidão de Casamento

Certidão de narrativa completa de registo de casamento:
Certifico que no livro de assentos de casamento arquivados nesta Conservatória, referente ao ano de 1919, a folhas 121 , existe um registo nº 120 do qual consta que: No dia três do mês de Junho , na casa do Senhor José Antunes Sirgado, do Concelho de Torres Novas contraíram casamento Candido Azevedo Mendes de trinta e dois anos, no estado de solteiro e Vitória de Jesus Sirgado de vinte e seis anos, no estado de solteira....

domingo, 1 de janeiro de 2017

Requerimento ao Núncio Apostólico

Transcreve-se aqui a 1ª parte do texto em português:

Ex.mo e Rev.mo Sr. Núncio Apostolico
Está annunciada para o dia 22 deste mez em hasta publica, a venda de um fôro de alqueire e meio de trigo, que Manuel Marcos Mendes, dos Soudos, neste Patriarcado, tem pago annualmente ao supprimido Convento de Nossa Senhora Subserra, da Villa de Castanheira; e, porque convem ao enphyteuta a compra, pede humildamente que lhe seja permitido fazel-a, e depois compor-se com a Santa Egreja.
Lisboa, 18 de Dezembro de 1899
Pelo Supplicante
P.e Joaquim Gomes de Jesus