quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Cemitério dos Soudos

Este cemitério foi construído por iniciativa dos Soudenses e para não ficarem dependentes do cemitério da freguesia do Paço que ficava num ermo, junto à Igreja da freguesia e distante da aldeia.  dos Soudos. O portal tem duas datas: uma, a mais antiga que deve corresponder ao ano de inauguração do cemitério - 1869 e outra no ferro forjado da porta mais recente - 1901.
Tudo indica que o terreno para este cemitério deverá ter sido doado por Marcos Mendes (falecido em
1869) ou já por seu fillho Manoel Marcos Mendes (que tinha em 1869 30 anos e ainda era solteiro).
Mais tarde, Cândido Azevedo Mendes (neto de Marcos Mendes e filho de Manoel Marcos) doará o terreno para possibilitar a construção dum novo e mais prático acesso ao cemitério (actual Rua da Verdade).
Neste cemitério estão sepultados: Manoel Marcos Mendes, sua esposa Theresa de Jesus, Cândido Azevedo Mendes (filho destes patriarcas), Victória Sirgado Azevedo Mendes (esposa de Cândido);
José Cândido Sirgado Azevedo Mendes e Manuel Sirgado Azevedo Mendes (filhos de Cândido e Visctória), Pedro Martins Barata Azevedo Mendes (neto de Cândido e Victória) e Maria Inês Martins Barata Azevedo Mendes (esposa de Manuel e mãe de Pedro) e ainda a Maria Joana (ama de leite da alguns filhos de Cândido e Victória).

Sem comentários: