Para conhecimento de todos os associados segue a minuta da acta da Assembleia Geral escrita pelo Secretário da Mesa, Dr. Fernando Azevedo Mendes, a qual será posta à votação na próxima assembleia:
Associação dos Amigos da Cerca – Soudos
Acta nº2
Aos 15 de Dezembro de 2007, pelas 16 horas reuniram-se em Assembleia Geral, na sede social, os associados da Associação dos Amigos da Cerca – Soudos, sob a presidência do associado Manuel Sirgado Azevedo Mendes, secretariado pelos associados Fernando Sirgado Azevedo Mendes e João Maria Sirgado Azevedo Mendes, membros eleitos da Mesa.
Dando início aos trabalhos, o Sr. Presidente anunciou que, pelos elementos em poder da Mesa, se verificava estarem presentes setenta e um associados com direito a voto, correspondendo a cerca de 67% dos associados nessa situação, pelo que, de acordo com a convocatória oportunamente dirigida a todos os associados, declarou a Assembleia devidamente constituída e aberta a sessão com a seguinte ORDEM DO DIA: 1- Apreciar e votar o PLANO DE ACTIVIDADES e ORÇAMENTO da Direcção e Parecer do Conselho Fiscal;
2 – Deliberar sobre os demais assuntos que forem levantados e considerados de interesse associativo.
Posto à discussão o 1º ponto da ordem do dia, pediu a palavra o Sr. Presidente da Direcção, que começou por recordar o falecimento do associado Pedro M. B. Azevedo Mendes, em memória do qual a associada Maria Cândida S. Mendes Vaz Pinto proferiu breve oração sentidamente acompanhada por todos os presentes. Retomando a palavra, saudou os novos familiares nascidos no decorrer do ano de 2007 , bem como todos os demais associados presentes, concluindo por dirigir um agradecimento especial aos que mais se têm distinguido pelo seu apoio e presença, de entre os quais destacou a Inês M. Beires, a Carminho B. Pimentel, o Rodrigo C. Rego, o Filipe A. M. Costa e o António V. Andrade.
Entrando na Ordem do Dia, aludiu a seguir ao “Relatório Sucinto das Actividades de 2007 (Jan. a Out.) “ e à “Proposta de Programa para 2008”, documentos oportunamente apresentados pela Direcção ao Conselho Fiscal e respectivo Parecer, detendo-se em particular sobre os dois primeiros objectivos deste Programa, a saber:
-Incremento da utilização da Casa Mãe e das Adegas;
-Melhoria das condições de habitabilidade da Casa Mãe.
Posta em discussão esta matéria, pediu a palavra o associado Nuno A. M. Beires, que se congratulou com a prioridade dada pela Direcção aos dois objectivos atrás indicados, aludindo a propósito às falhas de limpeza e abundantes sinais de caruncho com que se deparou aquando da sua utilização da casa em Agosto p.p.. Usaram ainda da palavra, a este respeito, as associadas Bisa Beires bem como a Isabel M. Beires, que levantaram a possibilidade de se levarem a efeito as convenientes operações de expurgo. O assunto foi objecto de troca de impressões, com intervenção em particular do associado/director António A. Mendes (Tó), que se referiu às dificuldades, delongas e custos de tais operações, concluindo o Sr. Presidente por considerar que se trata de matéria de que será difícil a esta Assembleia ocupar-se em pormenor, e lembrando no tocante às simples limpezas da casa, as dificuldades que presentemente se verificam para a sua oportuna realização ao nível do desejado.
Seguiu-se nova troca de impressões, registando-se em particular as intervenções seguintes:
- Do associado Luís A. Mendes, aflorando a ideia de que cada uma das linhas de co-,proprietários, por escolha ou sorteio, venha em princípio a ficar titular/responsável de um dos quartos do 1º andar da Casa-Mãe;
- Do associado/director António Barata, pondo a hipótese de que as limpezas a efectuar pela Associação incidissem essencialmente, sempre que se trate de utilização da casa por reduzido número de associados, sobre o quarto ou quartos que se pretendam utilizar, e referindo ainda a necessidade de todos os associados que utilizarem a casa se dedicarem a trabalhos de limpeza e manutenção da mesma;
- Da associada Mª da Conceição A. M. Mourão, propondo que, vindo a casa a ficar sem a presença regular do associado António A. Mendes (Tó), cada um dos co-proprietários volte de novo, dentro do espírito anterior, a assumir a compromisso de, no mês que lhe caiba, tentar na medida do possível utilizar a casa e colaborar na respectiva manutenção;
- Da associada Rita Velho da Palma, sugerindo a constituição de uma Comissão que tome a seu cargo a regular verificação das necessidades da Casa Mãe, quer em roupas, quer em outros bens e utensílios. Sobre esta matéria, o Sr. Presidente lembrou as deliberações já tomadas anteriormente tendo ainda usado da palavra sobre este assunto os associados Tó e Vera.
A convite do Sr. Presidente e em prosseguimento da Ordem do Dia, o associado Manuel Mourão apresentou em seguida à Assembleia o Orçamento da Direcção para 2008 que foi posto à discussão.
Não querendo ninguém usar da palavra, o Sr. Presidente submeteu à votação da Assembleia os indicados “Plano de Actividades e Orçamento da Direcção para 2008”, e respectivo parecer do Conselho Fiscal (o qual foi lido pela respectiva Presidente Maria José Eiró) vindo tudo a ser aprovado por unanimidade.
Pediu de novo a palavra o associado Manuel Mourão, presidente da direcção, que anunciou a distribuição a cada agregado familiar participante na Assembleia, duma lembrança preparada pela Associação para aquela ocasião, e, por último, pediu licença para dar conta à assembleia dos dois assuntos seguintes:
1º - Na linha do que lhe foi proposto pela associada Clara Vaz Pinto, a Associação propõe-se levar a efeito a digitalização dos livros de receitas da “Mãe Vitória”, bem como a sua subsequente venda em CD pelos associados, demais familiares e amigos nisso interessados;
2º - A pedido da associada Mª da Conceição M. Mourão, sugeriu que fosse repensada a data para a realização da presente assembleia, porventura para data anterior.
Trocadas impressões sobre estes assuntos, registou-se, quanto ao 1º, consenso sobre tudo o que a Associação se propõe, ficando para tanto à guarda desta os livros de receitas em apreço; quanto ao 2º, foram prestados esclarecimentos pelo associado Fernando A. Mendes, Secretário da Mesa, sobre os motivos que presidiram à introdução desta matéria no artº 12 c) e artº 13 b) do Regulamento Interno, e sobre a consequente possibilidade de se proceder à respectiva alteração, posto o que acabou afinal por se firmar consenso no sentido de se manter a realização da presente Assembleia, em princípio na data já aprazada (véspera do 3º Domingo do Advento).
Na linha dos seus precedentes esclarecimentos, o Secretário da Mesa Fernando A. Mendes, referiu-se ainda à hipótese, já levantada na anterior Assembleia, de se proceder a eventual revisão do Regulamento Interno, no sentido de ser facultada aos associados que não compareçam a qualquer Assembleia a possibilidade de se fazerem representar por outro associado.O assunto foi objecto de larga troca de impressões, em que intervieram em particular os associados Nuno Beires, António Barata e Teresa Vaz Pinto, ficando o referido Secretário da Mesa de, face às divergências registadas, estudar o assunto e eventual proposta a apresentar em próxima Assembleia.
Pediram por último a palavra os associados:
- Mª Eduarda S. A. Mendes, que aludiu ao cartão de Boas Festas distribuído pelos “Manos Velhos” em conjunto com a lembrança da Associação;
- Mª José Eiró, que deu conhecimento de que, graças aos donativos reunidos, temos já assegurado o privilégio de, na porta da Cela nº12 do novo Convento do Carmelo de S. José, em Fátima, figurar para sempre uma placa com a indicação de “FAMÍLIA AZEVEDO MENDES”.
Não querendo mais ninguém usar da palavra, o Sr. Presidente, após comovidos agradecimentos e votos de Boas-Festas a todos os presentes, deu a sessão por encerrada. E para constar se lavrou a presente acta, que vai ser assinada pela Mesa.
quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
domingo, 20 de janeiro de 2008
roulement 2008 e inscrições
Caros Amigos Da Cerca
Segundo as regras estabelecidas no Regulamento de Utilização da Casa-Mãe
o "roulement" para o corrente ano de 2008 é o seguinte:
Janeiro - Cândida
Fevereiro - Manuel
Março - João
Abril - Fernando
Maio -Maria de Jesus
Junho - Teresa
Julho - José
Agosto - Cândida
Setembro - Manuel
Outibro - João
Novembro- Fernando
Dezembro - Maria de Jesus
Lembro que, de acordo com a minha primeira circular, enviada em Janeiro do ano passado, estão abertas as inscrições para utilização do espaço das adegas em 2008.
Espero que "chovam inscrições".
Saudações associativas
do Presidente da Associação dos Amigos da Cerca - Soudos
Segundo as regras estabelecidas no Regulamento de Utilização da Casa-Mãe
o "roulement" para o corrente ano de 2008 é o seguinte:
Janeiro - Cândida
Fevereiro - Manuel
Março - João
Abril - Fernando
Maio -Maria de Jesus
Junho - Teresa
Julho - José
Agosto - Cândida
Setembro - Manuel
Outibro - João
Novembro- Fernando
Dezembro - Maria de Jesus
Lembro que, de acordo com a minha primeira circular, enviada em Janeiro do ano passado, estão abertas as inscrições para utilização do espaço das adegas em 2008.
Espero que "chovam inscrições".
Saudações associativas
do Presidente da Associação dos Amigos da Cerca - Soudos
domingo, 13 de janeiro de 2008
dia da poda com imagens
Poda - 5 de Janeiro de 2008
Representantes de quatro gerações de Azevedo Mendes reuniram-se para um dia de trabalho de poda na vinha da nossa Cerca:
Entre as linhas das videiras aramadas, enterrando o calçado em terreno lamacento tentámos exercitar a arte da poda sob a orientação do Tio Manel, do Tó , do Miguel Palma e do João Palma. Éramos uma dezena de aprendizes e deixámos o trabalho quase todo feito quando foi dada a ordem de “despegar” às cinco e meia da tarde. Uns vieram do Porto, outros de Lisboa e a Marta com os seus filhos Francisco e João representaram as cores locais. As associadas São Mourão Luiza Palma asseguraram o almoço do grupo com a ajuda do Miguel Palma que confeccionou uma saborosa sopa.
Passo a enumerar os participantes nesta jornada de trabalho voluntário:
1ª Geração – Tio Manel
2ª Geração - Manel Mourão, São Mourão e seu esposo António Barata, Luiza Palma e seu esposo Miguel Palma, Tó, Marta
3ª Geração – Joana Mourão, João Palma, Inês Beires, Teresa Beires, Filipe Solal, Carminho Pimentel, Francisco e João (filhos da Marta)
4ª Geração – Mariana e Marta do Mar (netas da São Mourão e do António Barata)
Convidado – Vicente (primo da Carminho);
Trabalhador local contratado – José Dias
Representantes de quatro gerações de Azevedo Mendes reuniram-se para um dia de trabalho de poda na vinha da nossa Cerca:
Entre as linhas das videiras aramadas, enterrando o calçado em terreno lamacento tentámos exercitar a arte da poda sob a orientação do Tio Manel, do Tó , do Miguel Palma e do João Palma. Éramos uma dezena de aprendizes e deixámos o trabalho quase todo feito quando foi dada a ordem de “despegar” às cinco e meia da tarde. Uns vieram do Porto, outros de Lisboa e a Marta com os seus filhos Francisco e João representaram as cores locais. As associadas São Mourão Luiza Palma asseguraram o almoço do grupo com a ajuda do Miguel Palma que confeccionou uma saborosa sopa.
Passo a enumerar os participantes nesta jornada de trabalho voluntário:
1ª Geração – Tio Manel
2ª Geração - Manel Mourão, São Mourão e seu esposo António Barata, Luiza Palma e seu esposo Miguel Palma, Tó, Marta
3ª Geração – Joana Mourão, João Palma, Inês Beires, Teresa Beires, Filipe Solal, Carminho Pimentel, Francisco e João (filhos da Marta)
4ª Geração – Mariana e Marta do Mar (netas da São Mourão e do António Barata)
Convidado – Vicente (primo da Carminho);
Trabalhador local contratado – José Dias
quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
Assembleia Geral 15/12/2007
domingo, 6 de janeiro de 2008
BLOG!
Caríssimos Associados
Aqui está mais uma iniciativa no âmbito da nossa Associação: desta vez aventurámo-nos a iniciar um blog com o objectivo de dar a todos os associados a possibilidade de divulgarem iniciativas, fotos, reportagens e documentos de interesse para o conjunto dos sócios; comentarem as diversas actividades sociais que forem ocorrendo durante o ano; sugerirem novas actividades e oportunidades de actuação que poderão ser desenvolvidas com a coordenação da Direcção, ou comissões a criar para se conseguirem metas específicas e bem definidas.
Aqui está mais uma iniciativa no âmbito da nossa Associação: desta vez aventurámo-nos a iniciar um blog com o objectivo de dar a todos os associados a possibilidade de divulgarem iniciativas, fotos, reportagens e documentos de interesse para o conjunto dos sócios; comentarem as diversas actividades sociais que forem ocorrendo durante o ano; sugerirem novas actividades e oportunidades de actuação que poderão ser desenvolvidas com a coordenação da Direcção, ou comissões a criar para se conseguirem metas específicas e bem definidas.
No nosso sonho e ambição será um local aberto à iniciativa, criatividade e partilha onde terão lugar todos os associados, desde os mais pequenos aos mais velhos. Espero que muitos tenham gosto e empenho para dar vida e fazer crescer o nosso espírito associativo.
- Memórias para ler, comentar e acrescentar
- Registo de ocorrências: convocatórias, actas de reuniões, registo e comentários de actividades.
- Reportagens fotográficas de eventos promovidos pela Associação
- Programas de actividades para o triénio e anuais
- Relatórios, contas e pareceres
- Estatutos, regulamentos e outros documentos sociais
reportagem fotografica ass. geral
Subscrever:
Mensagens (Atom)