Teresa , Cândida e Maria de Jesus (Bugia) Fotos do início da década de 40 do século passado.
Repare-se que a varanda da Casa Mãe ainda não tinha cobertura (a qual foi construída entre 1947 e 1948)
domingo, 20 de janeiro de 2019
segunda-feira, 14 de janeiro de 2019
Correcção
Ao post de 6 de Janeiro (férias na praia)
Segundo informação de João Sirgado Azevedo Mendes o veículo de tracção animal que ia a S. Martinho não era uma carroça mas sim uma galera puxada por dois valentes machos
Segundo informação de João Sirgado Azevedo Mendes o veículo de tracção animal que ia a S. Martinho não era uma carroça mas sim uma galera puxada por dois valentes machos
terça-feira, 8 de janeiro de 2019
domingo, 6 de janeiro de 2019
Férias na praia da família Azevedo Mendes nos tempos de antigamente
Pelo menos a partir dos anos trinta do século passado, a
família Azevedo Mendes dos Soudos ia até à praia durante parte do tempo das
férias escolares de Verão. Nos primeiros
anos terá sido a Figueira da Foz a praia escolhida onde se encontravam com os
primos vindos de Torres Novas. Depois passaram a ir para S. Martinho do Porto e
esse destino de veraneio teve continuidade até aos tempos de agora. Duas
histórias que me chegaram por via oral, mas que tenho por verídicas, passo aqui
a contar:
-A primeira tem a ver com a complicada logística da mudança
que nos primeiros anos das idas para S. Martinho implicava a expedição duma
carroça puxada por animais com uma vaquinha à trela que saíam dos Soudos de
madrugada para chegar ao destino já de noite. A vaquinha garantia leite fresco
e a carroça levaria mantimentos e roupa. Também tenho notícia de que chegaram a
levar um cavalo de montar onde imagino Manuel Azevedo Mendes (também conhecido
por “Manel das moças”) e pavonear-se nas ruas de S. Martinho.
-A segunda tem a ver com as dificuldades e racionamento de
gasolina durante o período de segunda guerra mundial. Pai Cândido terá ido uma
ou mais vezes com a sua filha Cândida a S. Martinho para alugarem casa para o
Verão. Por causa das limitações do trânsito automóvel neste período terão ido
na camioneta da carreira até Caldas da Rainha e com bicicletas na bagagem para
depois completarem o percurso das Caldas até S. Martinho.
Subscrever:
Mensagens (Atom)









