sexta-feira, 16 de novembro de 2012
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Doutor António Araújo, autor do livro "Sons de Sinos"
O Doutor António Araújo, autor do livro "Sons de Sinos" (ver notícia neste blog publicada em 2 de Julho de 2010) concedeu uma entrevista ao jornalista do Expresso José Pedro Castanheira a qual aparece publicaca na Separata "Actual" deste jornal de 27 deste mês.
Convido todos os curiosos e interessados a ler esta entrevista nas páginas 34, 35 e 36 da referida separata.
domingo, 16 de setembro de 2012
Em Memória de Manuel Sirgado Azevedo Mendes
Testemunho da Tia Eduarda lido na Missa de Corpo Presente
Capela dos Soudos em 5 de Setembro de 2012:
Capela dos Soudos em 5 de Setembro de 2012:
Meu Deus,
Encerrou-se um ciclo nos Soudos, o mano Manuel deixou-nos.
Penso que, para todos nós Manel e Soudos eram sinónimos.
Ao pensarmos nos Soudos lembramos o Pai Mendes, a Mãe
Vitória, a mana Inês mas, após a morte dos Pais, o Senhor dos Soudos era o mano
Manuel.
Todos recordamos alguns relhetes que dele apanhámos: ou
porque tínhamos deixado as luzes acesas, ou porque tínhamos acendido a lareira
cedo demais ou por qualquer outro motivo. Porém recordamos ainda com mais
saudade toda a sua alegria quando via qualquer um de nós aparecer aqui nos
Soudos e tudo o que fazia para que aqui nos sentíssemos bem. Ao fim do dia,
quando aqui ainda havia boas padarias, lá vinha ele saber que pão queríamos
para o dia seguinte e, à hora do pequeno almoço, lá vinha ele com o pão fresco.
À hora do almoço e do jantar trazia o vinho, as azeitonas, os figuinhos e as
nozes e tantos outros mimos. Obrigado Manel por todo o teu carinho, que o
Senhor te pague com a alegria da Sua presença.
O Manuel era um exemplo que nenhum de nós irá esquecer
enquanto vivermos. Homem forte e corajoso que não se deixava vencer e arranjava
sempre maneira de fazer o que achava necessário com dores, com uma perna mais
curta, fosse de que maneira fosse.
Por isso mesmo a situação em que agora se encontrava era, de
certeza, para ele fonte de grande sofrimento moral e psicológico.
Mas o Manuel era um Homem com agá grande, um homem de fé e
por isso nenhum de nós o ouviu queixar-se do estado em que se encontrava nem
dizer que não merecia tanto sofrimento. Por isso foi para todos nós um exemplo:
manos velhos, octogenários, mas principalmente para mais de uma centena dos
nossos descendentes.
Que os nossos filhos, netos e bisnetos sigam o exemplo deste
Tio e de todos os seus antepassados.
Marta e Tó continuem a ser fortes, corajosos e bondosos como
o foram ao longo destes anos de sofrimento. Zé Pedro, Francisco, João, Leonor e
o Bébé que está para nascer, coragem e sigam sempre o exemplo dele que nunca se
deixava vencer.
terça-feira, 3 de julho de 2012
Associação dos Amigos da Cerca - Soudos
Encontro de convívio e trabalho do dia 1 de Julho de 2012
Encontro de convívio e trabalho do dia 1 de Julho de 2012
No passado dia 1 de Julho
realizou-se mais uma encontro de convívio e trabalho
com a participação de cerca de uma vintena de associados.
Procedeu-se a trabalhos de limpezas e podas das roseiras no
jardim e o Tó e o
João Palma procederam à desmontagem da antiga antena de TV
da Casa Mãe e à montagem de nova antena e sua ligação com cabo novos ao
aparelho descodificador
do sinal digital . Assim, foi possível repôr a TV da Casa
Mãe a receber os 4 canais
gratuitos, e alguns
dos associados que participaram neste encontro aproveitaram
para ficar a ver a final do Campeonato Europeu de Futebol.
A Direcção da Associação agradece a todos, miudos e graúdos,
que trabalharam e
conviveram neste dia e espera poder organizar novo fim de
semana de trabalho e
convívio na segunda quinzena de Setembro.
Também no dia 1 de Julho ocorreu uma curiosa iniciativa
local:
Um passeio de bicicletas antigas com os/as ciclistas
vestidos/as a
condizer.
O povo dos Soudos juntou-se à entrada da aldeia para receber
os/as ciclistas e algumas jovens e senhoras da terra
vestiram roupas
das suas avós e deram vida ao lavadouro colectivo da terra.
Sobre este tema pode ver mais fotos no novo blog “soudosemmovimento”
Subscrever:
Mensagens (Atom)
