terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

História de um brinquedo

7. História de um brinquedo bem brincado (escrito em Abril de 1995) (1)
Era Outono de 1951. Tinha feito dois anos que minha mãe falecera e eu vivia uma meninice triste e isolada, sobre os olhares super-protectores de minha avó. Naquela época do ano secavam-se os figos no “passadoiro”. A azáfama do meu Avô com a apanha, seca e escolha dos figos, bem como com uma multitude de outros trabalhos agrícolas, passava-me ao lado sem que nela me fosse permitido participar. A mim, menino da cidade, neto varão primogénito, entregue aos cuidados dos avós por infortúnio da doença e morte prematura de minha mãe, não me era pedido mais do que apetite para comer e paciência para aprender e participar nalgumas rezas. Tinha contudo, como companheira de infortúnio minha irmã, mas mesmo ela pouco colaborante em jogos e correrias. Nessa tarde calma e doce de Outono eu esperava com alguma ansiedade o meu Pai vindo de Lisboa. Lembro-me de o ver chegar radiante e com uma grande caixa de cartão nos braços. Nessa semana ele tinha posto de lado o seu natural pendor para a “forretice” de que eu também herdei costelas, para gastar uma boa fatia do seu ordenado num brinquedo caro, para mim que fazia seis anos. Na ânsia de o ver funcionar logo lhe dei corda e o pus a andar na varanda da casa dos meus avós. Nesse primeiro dia logo ficou marcado pelo acidente que sofreu ao despenhar-se pelos degraus da varanda, sofrendo um empeno no chassis que ainda hoje se nota. Sei que meu pai adquiriu esta camioneta de brincar marca “Gama” e de fabrico alemão no “Biagio Flora”, loja de brinquedos na Rua do Ouro que ainda hoje existe (2). Alguém me disse que terá custado 500$00, soma realmente avultada para dar por um brinquedo naquela altura. Foi talvez o brinquedo mais brincado que eu tive na minha meninice. A seguir a mim ainda serviu para muita brincadeira dos meus irmãos. Lembro-me dele já muito estragado, abandonado e cheio de pó, no cimo dum armário de vestidos onde se depositavam várias “cangalhadas”. Assim permaneceu 15 ou 20 anos, até que eu o recolhi, recuperei e com ele comecei uma colecção de brinquedos antigos. (1) Camioneta de fabrico alemão (1951-1954) ; modelo LKW 501, marca GAMA – ver ficha da colecção de brinquedos nº1 (2) Meses depois de escrever estas linhas, a loja fechou as portas, talvez mais uma vítima das grandes superfícies comerciais e da desertificação da Baixa Pombalina.

Sem comentários: